Dicas para o uso correto do WhatsApp por corretores de imA?veis

Com o passar dos anos, a comunicaA�A?o entre os corretores de imA?veis e seus clientes foi aos poucos ganhando novos recursos, felizmente cada vez mais baratos e cada vez mais eficientes.

NA?o faz muito tempo era comum o corretor possuir cartA�es telefA?nicos para confirmar aquela visita agendada no sA?bado pela manhA?. Ou mesmo possuir um chip para cada operadora de telefone que se revezavam no intuito aproveitar cada promoA�A?o e poder a�?cercara�� o cliente.

Ainda assim, quem nunca se confundiu com os muitos nA?meros de telefones disponA�veis e perdeu agendamentos ou negA?cios graA�as a confusA?o proporcionada pelo gerenciamento dos chips. Ou ainda ficou sem crA�dito para envio de SMS e avisar que estava aguardando seu cliente no plantA?o.

A popularizaA�A?o do aplicativo WhatsApp proporcionou amplas possibilidades de comunicaA�A?o entre os dois elos desta corrente: corretores podem enviar mensagens, ofertas e convites para seus empreendimentos e aos clientes que podem receber estas ofertas com mais privacidade A�e dar sequA?ncia a uma negociaA�A?o se assim ele desejar.

Veremos neste artigo, algumas regras de etiquetaA�digital para vocA? nA?o errar quando estiver utilizando esta ferramenta com seus clientes ou sua equipe.

Pergunte ao seu cliente se vocA? pode enviar informaA�A�es via WhatsApp

Ao adicionar um novo contato na agenda do seu smartphone, o WhatsApp irA? identificar automaticamente se este nA?mero possui conta no aplicativo deixando o canal aberto para conversas. Pronto, para muitos corretores estA? aberto um canal de comunicaA�A?o por onde ele irA? enviar ofertas e mais ofertas de imA?veis a este novo a�?clientea��. PorA�m esta prA?tica A� vista como invasiva e ao invA�s de gerar negA?cios, muito provavelmente farA? o corretor ser bloqueado pelo dono do nA?mero.

Vi casos de corretores que fazem isto com um mailling inteiro! Fuja da tentaA�A?o de adicionar A� esmo apenas para abrir o canal de comunicaA�A?o via WhatsApp. Antes, pergunte ao seu cliente no momento em que ele te enviar o seu nA?mero ou cartA?o de visitas se vocA? pode adicionA?-lo. FaA�a isto se o encontro for realizado presencialmente ou mesmo se for online atravA�s de chat ou e-mail. Na primeira mensagem, lembre a ele onde foi feito o contato entre vocA?s. Acredite, vocA? nA?o A� o A?nico corretor com quem ele estA? conversando!

Divulgue ofertas e eventos imobiliA?rios ao pA?blico correto e com moderaA�A?o.

O uso dos recursos de envio de imagem e mesmo de localizaA�A?o do WhatsApp fazem dele uma A?tima ferramenta para divulgaA�A?o de ofertas e de eventos imobiliA?rios. O corretor poderA? enviar ao seu cliente sua localizaA�A?o exata para recebA?-lo em determinado empreendimento. Assim serA? fA?cil utilizar um GPS para chegar atA� o plantA?o se for necessA?rio.

A� uma A?tima maneira de apresentar um atendimento individual e personalizado. Ainda assim, existem profissionais que preferem criar grupos com vA?rios contatos e enviar convites em massa para suas aA�A�es. Ao fazer isto o corretor estA? mais uma vez ferindo a privacidade de seus clientes e abrindo a eles a possibilidade de conversar em seu prA?prio grupo o que pode ser um risco caso o corretor nA?o saiba administrar isto.

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